O nome da escola foi escolhido para homenagear uma figura ilustre do bairro, Olinto Victor que nasceu no Estado da Paraíba no dia 03 de julho de 1862. Filho de Ismael Victor Pereira e de Maria Dorotéia da Hora Victor.
Ainda criança veio para Pernambuco, formou-se em Direito, foi professor de Português, História, Geografia, Trigonometria, desenho, pedagogia e outras disciplinas. Lecionou em várias escolas, destacando-se o Liceu de Artes e Ofícios e a Escola Normal, da qual foi seu diretor, no período de 03 de outubro de 1896 a 17 de janeiro de 1916.
Foi docente da cadeira de Pedagogia da Escola Normal, tarefa que cumpriu com muito zelo, assiduidade e dedicação, sendo um mestre esforçado, e obtendo elevado aproveitamento de seus alunos.
Fez parte de bancas examinadoras em vários concursos e fundou algumas escolas e cursos de iniciação ao direito. Foi nomeado membro do Conselho fiscal e administrativo do Montepio dos Funcionários Públicos, em 1912, tendo sido reconduzido ao cargo por mais duas vezes. Fez concurso para cadeira de Filosofia, da Faculdade de Direito, classificando-se em segundo lugar, em concorrência com Clóvis Bavilacqua e Virgínio Marques Carneiro.
Casou-se com Dona Maria da Glória Forja de Lacerda, em 25 de abril de 1885, vindo morar na Várzea em 17 de agosto de 1899. Faleceu em 04 de julho de 1927, com sessenta e cinco anos.
MEU BISAVÔ!!!
ResponderExcluir