A Escola de Referência em Ensino Médio Olinto Victor foi fundada em 1963, na gestão do Governador Cid Feijó Sampaio, tendo como Secretário de Educação o Professor Lourival Vila Novo com o nome de Escolas Reunidas Olinto Victor. Na época tinha apenas duas salas de aula, um banheiro, uma saleta, um galpão e ao fundo existia uma senzala, onde residia o zelador com sua família.
A escola funcionava em dois turnos (manhã e tarde), com sessenta e cinco alunos e duas professoras formadas: Maria Odete da Cruz Sampaio e Maria Amélia Magno Sampaio de Alencar, que lecionavam o que hoje corresponde às séries iniciais do Ensino Fundamental, sendo a primeira professora responsável pela Direção.
Quando do afastamento da Professora Maria Odete, assumiu interinamente o cargo de direção à professora Maria Amélia, que permaneceu até 1984. Diretora dedicada e batalhadora lutou durante muito tempo pela melhoria da escola especialmente de sua estrutura física.
Obteve autorização de funcionamento como escola do 1° grau através do Decreto n° 3102, publicado no Diário oficial de 08 de março de 1974, cadastrada na SEE sob o n° 024.370, inscrição E-050. 078.
O Ensino Médio foi Implantado através do decreto n° 24431, publicado no Diário oficial de 18.06.2002.
Atualmente atende alunos das camadas populares, oriundos na sua grande maioria da Várzea e bairros adjacentes como Brasilit, UR-7 e Capanga.